Ban Ki-moon convida jovens a participar das discussões para a Rio+20
![Secretário-Geral Ban Ki-moon (de costas para a câmera) senta-se para o seu bate-papo ao vivo. (ONU/Eskinder Debebe) Secretário-Geral Ban Ki-moon (de costas para a câmera) senta-se para o seu bate-papo ao vivo. (ONU/Eskinder Debebe)](http://www.un.org/News/dh/photos/large/2012/April/509836-bankimoon.jpg)
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convidou os jovens a participar das discussões para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada em junho no Rio de Janeiro, estimulando-os a pensar O Futuro Que Queremos.
Em conversa de 40 minutos via videoconferência, realizada na terça-feira (10/04) por meio de parceria da ONU com a plataforma Google+, Ban falou dos desafios impostos por um mundo com 7 bilhões de habitantes, como tecnologia, desemprego, saúde e direitos das mulheres.
“Fiz isso para não escutar apenas embaixadores e presidentes. É muito gratificante escutar pessoas como vocês. É por isso que quero escutar suas idéias”, disse Ban a representantes de todos os continentes.
Nick D’Aloisio, um jovem empresário do Reino Unido, perguntou ao Secretário-Geral o que a ONU está fazendo para fortalecer os sistemas educacionais e o empreendedorismo tecnológico. “Educação é crucial, mas ela tem que levar a algum lugar. Muitas pessoas completam a escola sem as habilidades que o mercado de trabalho necessita”, respondeu o Secretário-Geral. “Precisamos garantir que a educação ofereça aos jovens as habilidades do século 21.”
Para Ban, é prioritário criar oportunidades para jovens e mulheres e colocá-los no centro do desenvolvimento. “Realmente estou preocupado com a situação das mulheres pelo mundo. Todo lugar que vou, insisto que os governos façam mais pelas mulheres”, disse à queniana Miriam Oluoch Otieno, que questionou como o Secretário-Geral pretendia envolvê-los nos processos de tomada de decisão.
“Também estou comprometido em trazer a juventude para as Nações Unidas”, acrescentou Ban, anunciando que nomeará um Conselheiro Especial para a Juventude.
O Secretário-Geral também encorajou os jovens a se tornarem cidadãos globais. “Vejam a Primavera Árabe. Pelo mundo, os jovens estão levantando bandeiras pelo que eles acreditam. Quando eu tinha 20 anos, eu também participei de protestos políticos que exigiam democracia. A diferença é que hoje um movimento pode se tornar global em uma fração de segundos.”
Essa proposta não é somente para os jovens,abrange as mulheres e acredito eu, que também a qualquer pessoa que agarre com força essa causa.
ResponderExcluir